
Seminário no Bonito CineSur destaca as conexões possíveis entre audiovisual e turismo
Data: 29/07/2025

O Bonito CineSur realizou no dia 28 de julho o seminário “Audiovisual e Turismo: Conexões Possíveis”, com a participação de Allexia Galvão (supervisora de Audiovisual e Economia Criativa na Embratur), Bruno Wendling (diretor-presidente da Fundtur-MS) e Juliana Salvadori (vice-prefeita e secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito). A mediação ficou por conta do jornalista e crítico Marcos Pierry. O evento reuniu especialistas para falar sobre o impacto do audiovisual no turismo.
Durante o encontro, os convidados compartilharam reflexões e experiências sobre os desafios e oportunidades que envolvem uma maior integração entre turismo e audiovisual. Allexia Galvão destacou o papel da Embratur na promoção do chamado “turismo cinematográfico” e citou obras audiovisuais que contribuem para esse processo, como a série White Lotus, que impulsionou o turismo nas locações onde foi gravada.
“O audiovisual é o principal cartão de visita de um país. É por meio do cinema que mostramos nossa cultura, nossas belezas naturais e, principalmente, a brasilidade, o que é ser brasileiro”, afirmou Allexia.
O mediador Marcos Pierry ressaltou o poder simbólico e econômico das produções audiovisuais, lembrando como as animações de Walt Disney foram capazes de gerar um universo de produtos e até parques temáticos que se tornaram destinos turísticos globais.

Bruno Wendling falou do apoio do setor de turismo ao Bonito CineSur como uma vitrine para o Mato Grosso do Sul.
“O Festival é uma oportunidade estratégica de divulgação do nosso estado. Ao atrair artistas, jornalistas, influenciadores e visitantes, fortalecemos a imagem de Mato Grosso do Sul como destino turístico e cultural”, disse Wendling.
Já Juliana Salvadori explicou a importância do audiovisual como ferramenta para promover o turismo local. A vice-prefeita ressaltou as belezas naturais de Bonito, suas águas cristalinas, seus rios e cavernas, que impulsionam o ecoturismo, mas afirmou que há muito a avançar para promover a cultura da região, como o artesanato local, a música, a cerâmica, as tradições regionais, os hábitos culturais dos povos.
“Temos muitos ativos culturais que podem alavancar o turismo na região”, defendeu Juliana.
O seminário integrou a programação oficial do Bonito CineSur, reforçando a proposta do Festival de promover diálogos entre cinema, território e desenvolvimento sustentável.
O Bonito CineSur é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. Conta com patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc, Emgea, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e do Governo de Mato Grosso do Sul, além do apoio cultural da Energisa e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Confira as fotos do Seminário – Mesa “Audiovisual e Turismo: Conexões Possíveis” (28/07)