
Troca de experiências e aprendizados marca as manhãs do Bonito CineSur
Data: 27/07/2025

O 3º Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano é também palco de debates sobre artes visuais, fomento e profissionalização desse mercado com agentes do setor, proporcionando troca de experiências sobre a produção cinematográfica na América do Sul. Neste sábado (26) e domingo (27), foi realizada a Oficina de Interpretação de Cinema, na Sala Glauce Rocha, no Centro de Convenções de Bonito.
A professora de artes visuais Ana Lúcia Serrou, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS) destaca a importância das oficinas: “são novas experiências e oportunidades, principalmente para nós que trabalhamos com a formação de público. A aprendizagem que o Festival CineSur proporciona para nós é incrível e enriquecedora.”
Quem ministra a oficina é a diretora e professora Clara Linhart. “Eles vão ser desafiados a entenderem o instrumento do ator: a voz, o corpo e o entorno, com todas as pessoas ao redor, uma conscientização. Logo depois, iremos trabalhar cenas de longas de ficção”, explica Clara. “O objetivo é despertar o olhar para a respiração, a voz, o corpo, com o espaço, com o colega, despertando os instrumentos que eles têm para interpretar.”
Ao todo, 15 pessoas integram o grupo. O ator Leonardo Augusto Madureira de Castro está motivado com o aprendizado. “Não podemos esperar crescer olhando para o próprio umbigo e essa possibilidade de estudo faz com que a gente agregue com a expertise de outras pessoas, de dentro e fora do Estado, tornando MS um polo cinematográfico. Eventos como esse e ações que estão sendo desenvolvidas, turmas que estão saindo das universidades – cinema e teatro – tudo isso está criando um expoente de mercado bem interessante no nosso setor, mostrando que a arte é uma profissão possível, necessária e importantíssima. Esse é o grande legado do CineSur.”

O 3º Bonito CineSur está sendo realizado no Centro de Convenções de Bonito até o próximo dia 2 de agosto. A programação inclui diversas mostras competitivas de filmes sul-americanos, ambientais e sul-mato-grossenses, além de sessões infantojuvenis. A programação infantil inclui 17 curtas de animação sul-americanos e três longas nacionais voltados ao público infantojuvenil. Também haverá sessões com produções das oficinas de animação e iniciação ao cinema, além de dois curtas realizados pelo SESC Lageado.
A cerimônia de encerramento, marcada para o dia 2 de agosto, será apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda e contará com a entrega dos troféus e prêmios no total de R$ 57.500,00 aos vencedores das mostras competitivas.
O evento é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. Conta com patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc, Emgea, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e do Governo de Mato Grosso do Sul, além do apoio cultural da Energisa e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Confira as fotos da Oficina de Interpretação para Cinema de sábado (26/07)