Bonito CineSur abre sua 2ª edição com homenagem emocionante a Reginaldo Faria

Bonito CineSur abre sua 2ª edição com homenagem emocionante a Reginaldo Faria

Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil, abre a 2ª edição do Festival de Cinema Sul-Americano – Bonito CineSur. O Festival, que começou ontem, 19 de julho, no Centro de Convenções da cidade, teve como apresentadores os atores Lucélia Santos e Johnny Massaro, que iniciaram a cerimônia de abertura citando a poética letra da canção “Cinema Novo”, de Gilberto Gil, que celebra a riqueza cultural do país e a capacidade da arte de provocar mudanças culturais.

“O filme quis dizer: ‘Eu sou o samba’
A voz do morro rasgou a tela do cinema
E começaram a se configurar
Visões das coisas grandes e pequenas
Que nos formaram e estão a nos formar…

Aplaudido de pé pela plateia que lotou o Auditório Kadiwéu, o ator e diretor Reginaldo Faria foi o grande homenageado da noite de abertura do Bonito CineSur.

Justamente celebrado por suas obras, talento, coragem e paixão pelo cinema, o ator se emocionou muito ao receber o Prêmio Pantanal por sua contribuição à sétima arte. Reginaldo construiu uma trajetória consagrada, atuando em 31 filmes e 50 novelas. Também dirigiu oito longas e produziu mais de 50 com a RF Farias, produtora em sociedade com seus irmãos. Sua interpretação marcante e carismática transita do cômico ao dramático, com personagens intensos, reveladores de um Brasil marginal, sofrido, maltratado, romântico, irônico e sedutor.

O filme de abertura exibido na noite de sexta-feira foi “Selva Trágica” (1963), um dos grandes clássicos do cinema nacional, protagonizado por Reginaldo e dirigido por seu irmão, Roberto Farias. O longa denuncia as desigualdades sociais no campo, retratando a exploração dos trabalhadores no cultivo da erva-mate e pode ser visto como um espelho da sociedade brasileira.

Em sua fala emocionada, o ator disse que não esperava que um filme feito há 61 anos ainda pudesse ser tão atual. “Quando recebi o convite do Nilson para receber essa homenagem fui pego de surpresa”, disse. Aos 87 anos, Reginaldo falou que o cinema é a sua vida e ainda quer continuar trabalhando.

Nilson Rodrigues, diretor do Festival, destacou o evento como um espaço de encontro da produção sul-americana, que busca a diversidade cinematográfica, possibilita encontros de realizadores e discute caminhos para superar as barreiras que impedem de conhecermos o cinema e o audiovisual que é feito no continente sul-americano. Apontou Bonito como um excelente cenário para se ter a linguagem audiovisual somada ao urgente e necessário debate sobre a responsabilidade que devemos ter com o ambiente em que vivemos.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), que representou o governador Eduardo Riedel, destacou a importância do audiovisual para o turismo no estado. “O turismo e o cinema andam lado a lado, porque os destinos e a natureza fazem parte do cenário das produções cinematográficas”.

Semana recheada de filmes

Nos próximos dias, a programação do Bonito CineSur inclui mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infantojuvenis e pré-estreias no Cine Bonito, espaço inédito no centro da cidade, que vai permitir que bonitenses e turistas possam ver filmes com toda a família, de forma gratuita, no Centro de Múltiplo Uso (CMU).

Oficinas e debates sobre cinema, com a participação de cineastas e especialistas, vão proporcionar trocas de experiências sobre a produção cinematográfica na América do Sul.

Confira a programação completa clicando aqui.

Realização

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

O Festival tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), e o apoio cultural da Zoom Publicidade, da Greenlight Audiovisual, do Canal Brasil e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Confira as fotos deste dia clicando nos links a seguir: Parte 1 | Parte 2

Texto: Theresa Hilcar
Edição: Éder F. Yanaguita
back to top