Bonito CineSur inaugura mostras competitivas e exibe “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”

Bonito CineSur inaugura mostras competitivas e exibe "Luiz Melodia - No Coração do Brasil"

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito abriu no sábado (20) suas mostras competitivas sul-mato-grossense, ambientais e sul-americanas e teve participações especiais de Joel Pizzini, Gleycielli Nonato e Maria Agripina, equipe do documentário “A Voz de Guadakan”; da diretora boliviana Paola Gabriela Quispe Quispe, que apresentou o curta “Warmis: Guardianas del Agua”; além da cineasta Alessandra Dorgan, diretora de “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”.

Este ano, o Festival inaugurou uma grande novidade: o Cine Bonito, uma tela complementar ao palco principal das exibições das mostras competitivas, uma estrutura montada para receber pré-estreias nacionais e filmes para toda família no Centro de Múltiplo Uso (CMU).

Fernanda e Ramona Reverdito apresentaram o Memória Bonito CineSur, que contou com a projeção do filme “Entre Rios e Histórias”, de Alexandre Basso, documentário poético que enfatiza a importância da tradição oral. Um filme delicado, que mergulha nas memórias, na história e na natureza de Bonito.

Na sequência, ocorreu a pré-estreia do “Ainda Somos os Mesmos”, de Paulo Nascimento, estrelado por Edson Celulari e Carol Castro.

O Festival chega à sua 2ª edição trazendo uma programação repleta de exibições, atividades e homenagens. Até o dia 27 de julho, a cidade de Bonito (MS) será o epicentro do cinema sul-americano com a exibição de 42 filmes, sendo 30 deles selecionados para as mostras competitivas. Serão 20 filmes brasileiros e 18 filmes internacionais. Você pode conferir a programação completa clicando aqui.

Realização

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

O Festival tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), e o apoio cultural da Zoom Publicidade, da Greenlight Audiovisual, do Canal Brasil e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Confira as fotos deste dia clicando nos links a seguir: Parte 1 | Parte 2

Texto: Theresa Hilcar
Edição: Éder F. Yanaguita
back to top