Homenageados

Homenageados

REGINALDO FARIA

Reginaldo Faria

Ator, diretor e produtor brasileiro, Reginaldo Faria é natural de Nova Friburgo (RJ). Nasceu em 11 de junho de 1937 e iniciou sua carreira em 1952. Desde então, construiu uma trajetória consagrada atuando em 31 filmes e 50 novelas. Também dirigiu 8 filmes e produziu mais de 50, com a RF Farias, empresa produtora em sociedade com seus irmãos.

Um grande artista brasileiro, cujo talento é reconhecido pela crítica e pelo grande público, com dezenas de prêmios recebidos ao longo da carreira. Sua interpretação marcante e carismática transita do cômico ao dramático, com personagens intensos, reveladores de um Brasil marginal, sofrido, maltratado, romântico, irônico e sedutor.

JORGE BODANZKY

Jorge Bodanzky

Cineasta e fotógrafo brasileiro, Jorge Bodanzky nasceu em São Paulo (SP), em 22 de dezembro de 1942. Filho de pais austríacos, formou-se em cinema na universidade alemã Hochschule für Gestaltung – HFG (Escola Superior da Forma).

Coleciona 35 filmes em sua trajetória. Considerado o cineasta que mostrou o Brasil escondido pela ditadura militar no Brasil, tornou-se conhecido por seus reveladores filmes realizados nas décadas de 1970 e 1980 e pelo envolvimento com o binômio cultura/meio ambiente. Suas obras retratam cotidianos e histórias reais em diferentes territórios e paragens, registrando a violência no campo, além de injustiças sociais e a devastação ambiental. O filme “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1974) é um dos seus principais marcos na história do cinema brasileiro.

back to top