Mesas

Mesas

MESA 1 “FILM COMMISSION – EXPERIÊNCIAS RELEVANTES E CONSOLIDADAS”

A film commission é um programa institucional que existe em várias cidades do mundo e oferece assistência para a realização de produções audiovisuais na localidade.

A proposta é transformar a cidade em um cenário a céu aberto, facilitar as filmagens nacionais e estrangeiras, movimentar a economia do audiovisual e impactar positivamente o turismo, a cultura e o comércio local.

Com Ana Carolina de Araújo Silva, Thaylane Cristina, Bruno Wendling e Eduardo Mendes Pinto.

21 de julho | domingo | 9h
Câmara Municipal de Bonito

ANA CAROLINA DE ARAÚJO SILVA (São Paulo/SP) – Coordenadora da São Paulo Film Commission. Com seis anos na Spcine, colabora no processo de autorização de filmagens na cidade de São Paulo, promovendo o crescimento do setor audiovisual e fortalecendo a produção cinematográfica na cidade.

THAYLANE CRISTINA (Belo Horizonte/MG) – Graduada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA e atual coordenadora da Belo Horizonte Film Commission. Atua como gestora cultural com ênfase no audiovisual e produtora, montadora, diretora de arte e diretora de obras audiovisuais. É idealizadora do projeto de formação audiovisual CineLab.

BRUNO WENDLING (Campo Grande/MS) – Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS). Bacharel em Turismo pela PUC-MG, especialista em Ecoturismo pela UFLA e Extensão em Gestão Pública de Turismo pela UFBA. Atua há 24 anos no turismo com experiência na iniciativa privada e na gestão pública do turismo nas três esferas de governo. Tem trabalhos realizados como consultor/facilitador/palestrante em 25 estados, três países e mais de 100 destinos turísticos brasileiros.

EDUARDO MENDES PINTO (Campo Grande/MS) – Diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Ana Carolina de Araújo Silva
Thaylane Cristina
Bruno Wendling
Eduardo Mendes Pinto

MESA 2 “OS FESTIVAIS DE CINEMA DA AMÉRICA DO SUL: TRADIÇÃO, RESISTÊNCIA E DIFUSÃO”

Os festivais de cinema desempenham um papel essencial na difusão e na promoção da diversidade cinematográfica

Com Cecília Diez, Alfredo Bertini, Renata Almeida e Gabriel Santiago Guzmán Sanabria.

24 de julho | quarta-feira | 15h
Câmara Municipal de Bonito

CECÍLIA DIEZ (ARGENTINA) – Professora universitária, produtora geral do Festival de Cinema de Mar del Plata (2021-23) e do Ventana Sur (2022-23). Gerente de Assuntos Internacionais do Instituto Nacional de Cine Y Artes Audiovisuales (INCAA 2022-24).

ALFREDO BERTINI (PERNAMBUCO/BRASIL) – Professor, economista e empreendedor cultural, com vivência profissional no audiovisual. É autor do livro “Economia da Cultura” (Editora Saraiva). Em funções públicas recentes, foi por duas vezes secretário nacional do Ministério da Cultura (Audiovisual e Infraestrutura Cultural) e presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Atualmente, ao lado de Sandra Bertini, faz a gestão do Cine PE – Festival do Audiovisual.

RENATA DE ALMEIDA (SÃO PAULO/BRASIL) – Produtora de cinema e curadora, formada pela Faap com especialização pela New School de Nova York. Diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Sócia do circuito Cinearte, desenvolve trabalhos editoriais e cinematográficos.

GABRIEL SANTIAGO GUZMÁN SANABRIA (COLÔMBIA) – Realizador audiovisual, escritor e curador. Trabalhou no El Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias – FICCI (2023-24) e no Museo de Arte Moderno de Bogotá – MAMBO (2021-23).

Cecília Diez
Alfredo Bertini
Renata de Almeida
Gabriel Santiago Guzmán Sanabria

MESA 3 “O CINEMA ARGENTINO E A INTERRUPÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL”

O governo argentino divulgou em março deste ano um comunicado anunciando severos cortes no INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales. A entidade, criada na década de 1950, atua na produção, distribuição e promoção do cinema argentino.

Com Cecília Diez

25 de julho | quinta-feira | 15h
Câmara Municipal de Bonito

CECÍLIA DIEZ (ARGENTINA) – Professora universitária, produtora geral do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata (2021-23) e do Ventana Sur (2022-23).

Cecília Diez

MESA 4 “A REPRESENTATIVIDADE INDÍGENA NO CINEMA SUL-AMERICANO”

Em pauta, questões como o protagonismo e a produção de memória pelos próprios narradores indígenas, além do trabalho dos chamados Aliados, realizadores não-indígenas que se dedicam à documentação audiovisual de povos e manifestações originárias ignoradas pelo cinema hegemônico.

O tema desta mesa atende uma demanda pungente de um continente arraigado na identidade originária e acontece justo em um estado que possui a segunda população indígena do país e concentra uma das maiores áreas de conflitos relativos à luta secular pela demarcação de terras.

Com Gleycielli Nonato Guató, Jade Rainho, Mukutsawa Aguasanta Montahuano Usigua e Malena Blanco.

25 de julho | quinta-feira | 16h
Câmara Municipal de Bonito

GLEYCIELLI NONATO GUATÓ (BRASIL) – Índígena da etnia Guató (Pantanal de Mato Grosso do Sul), escritora, radialista, produtora cultural, atriz e ativista social. É protagonista do documentário “A Voz de Guadakan”, com exibição na Mostra Competitiva de Filme Sul-Mato-Grossense.

JADE RAINHO (BRASIL) – Poeta, cineasta documentarista, educadora audiovisual e ativista pelos direitos humanos e da natureza. Sócia-fundadora da Cadju Filmes, com diversos curtas premiados internacionalmente.

MUKUTSAWA AGUASANTA MONTAHUANO USIGUA (EQUADOR) – Indígena da Amazônia Equatoriana, integra o Coletivo Tawna, que exibe o filme “Allpamanda” na Mostra Competitiva de Filme Ambiental de Longa-Metragem.

MALENA BLANCO (ARGENTINA) – Publicitária, ativista, fundadora do Voicot, movimento que luta pela libertação animal. Diretora do filme “Somos y Seremos Mar”, que retrata a luta de mulheres indígenas contra a exploração da natureza e a violência sobre o próprio território, exibido na Mostra Competitiva de Filme Ambiental de Longa-Metragem.

Gleicielly Nonato Guató
Jade Rainho
Mukutsawa Aguasanta Montahuano Usigua
Malena Blanco

MESA 5 “CONVERSA EXPOSITIVA – RODADA DE NEGÓCIOS NO CINE PE E A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DO CENTRO-OESTE”

Uma das etapas do Cine PE – Festival do Audiovisual é o mercado, denominado como Tela – Tendências, Entretenimento, Linguagem e Audiovisual. É no Tela que o festival pernambucano gera a oportunidade de reunir demandantes e ofertantes de conteúdo áudiovisual. Os primeiros, chamados “players”, buscam por projetos para seus portfólios de negócios. Os outros, “agentes”, oferecem suas ideias e criações.

Essa oportunidade do Tela é totalmente comprometida com o conteúdo regional. Se antes era para projetos de produções do Norte e do Nordeste, desta vez serão aceitas inscrições do Centro-Oeste.

Com Alfredo Bertini e mediação de Ulisver Silva

26 de julho | sexta-feira | 15h
Câmara Municipal de Bonito

ALFREDO BERTINI (PERNAMBUCO/BRASIL) – Professor, economista e empreendedor cultural, com vivência profissional no audiovisual. É autor do livro “Economia da Cultura” (Editora Saraiva). Em funções públicas recentes, foi por duas vezes secretário nacional do Ministério da Cultura (Audiovisual e Infraestrutura Cultural) e presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Atualmente, ao lado de Sandra Bertini, faz a gestão do Cine PE – Festival do Audiovisual.

ULISVER SILVA (MATO GROSSO DO SUL/BRASIL) – Cineasta, roteirista e produtor sul-mato-grossense. Seus filmes trazem um olhar apaixonado para o lúdico, a criatividade, o raciocínio, o ativismo e a performance física. Autor dos curtas “Sanda – O Boxe Chinês” (2013), “Encontro de Crespas e Cacheadas” (2016) e “As Invenções de Akins” (2018). Em novembro de 2024, lançará seu primeiro longa-metragem, “Enigmas no Rolê”, uma aventura sobre desafios lógicos.

Alfredo Bertini
Ulisver Silva
back to top