Penúltimo dia do Bonito CineSur tem pré-estreia do longa brasileiro “Passagrana”

Penúltimo dia do Bonito CineSur tem pré-estreia do longa brasileiro "Passagrana"

A 2ª edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito segue com uma programação intensa e diversificada. O 8º e penúltimo dia começou às 10h30 com o debate da Mostra Competitiva Sul-Americana, na Câmara Municipal de Bonito, que contou com a participação do curador José Geraldo Couto e de Juan Agostin Flores, diretor do longa “Las Fieras” (Argentina, 2023, 75min). Em seguida, Mukutsawa Aguasanta Montahuano Usigua, do Twana Collective, diretora de “Allpamanda” (Equador, 2023, 93 min); Juan Cristiani, diretor de “Where Are You From?” (Uruguai 2023, 2min); e a curadora Elis Regina participaram do debate da Mostra Ambiental.

Às 15h, foi realizada a conversa expositiva sobre a “Rodada de Negócios no Cine PE e a apresentação de projetos do Centro-Oeste” com Alfredo Bertini (PE) e Ulisver Silva (MS), também na Câmara Municipal.

Às 18h30, a Mostra Competitiva de Filmes Ambientais exibiu o curta “A Menina e o Mar” (Brasil, 2023, 19 min), de Gabriel Mellin, que mostra duas crianças que descobrem a beleza e os desafios do mar. Em seguida, foi a vez do longa documentário “Tupungato” (Chile, 2023, 74min), do diretor Rafael Paese. O filme mostra a história da expedição ao vulcão Tupungato, no Chile, que se transforma em uma batalha pela conservação ambiental e pelos direitos sociais.

O diretor Rafael Paese esteve presente e falou sobre seu trabalho. “Tupungato é um documentário sobre uma zona em Los Andes Central de Chile, onde existe um vulcão chamado Tupungato, de 6.600 metros. Ao longo de seis anos de uma obsessão minha como montanhista e amante da natureza, eu queria visibilizar e conservar esta área. Com a ajuda deste documentário e de várias organizações de conservação, se conseguiu conservar um pouco da área de 140 mil hectares e agora estão em processo para criar um parque nacional. O filme documenta uma expedição para poder conservar o que existe tão perto de 40% da população de um país que está privatizado pelo governo e por empresas extrativistas multinacionais. A ideia do filme é que você veja, aprenda o que existe nessa área, mas também que possa trazer mudanças. Queremos conservar o que existe antes que desapareça.”

No Cine Bonito, composto por uma estrutura com telona e sistema de som montada no Centro de Múltiplo Uso (CMU), a noite de sexta-feira recebeu 60 pessoas para exibição de dois filmes inéditos. A primeira pré-estreia foi de “Passagrana” (Brasil, 2023, 104 min), do diretor Ravel Cabral, que contou com a presença da atriz Carol Castro, do próprio diretor e da produtora Claudia Melissa. O longa conta a história de quatro amigos de infância que se viram como podem, sobrevivendo de pequenos golpes, até que surge a oportunidade de um golpe mais ousado que parece ser a chance de fazer uma grana boa. Em seguida, foi exibido o longa “La Estrategia del Mero” (Brasil/Colômbia/Porto Rico, 2023, 80min), de Edgar De Luque Jácome, que mostra um pai, isolado no Caribe, obrigado a confrontar seu passado com a chegada da filha trans.

Você pode conferir a programação completa clicando aqui. Já as fotos deste dia você vê clicando aqui.

Realização

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

O Festival tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), e o apoio cultural da Zoom Publicidade, da Greenlight Audiovisual, do Canal Brasil e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Texto: Theresa Hilcar
Edição: Éder F. Yanaguita
back to top